04/07/2014

Amelinha




Amélia Cláudia Garcia Collares Bucaretchi (21 de Julho de 1950), de Fortaleza, Ceará, mudou-se com 20 anos para São Paulo, onde estudou Comunicação. Começou a cantar de forma amadora, participando de shows do conterrâneo Raimundo Fagner. Em 1974, passou a aparecer em programas de televisão. Em 1975 viajou com Vinicius de Moraes e Toquinho, onde fez temporada com a dupla. Por essa época, Vinicius de Moraes compôs para ela "Ah! quem me dera". 

Começou a se notabilizar na música na mesma época que toda uma leva de artistas nordestinos chamados genericamente de "Pessoal do Ceará"entre os quais estavam Raimundo Fagner, Ednardo, Belchior, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Fausto Nilo e Robertinho do Recife. Em 1977, lançou o primeiro LP "Flor da paisagem", pela gravadora CBS, produzido por Fagner, que incluiu "Depende" (Fagner e Abel Silva), "Acalmar-se" (Ednardo e Brandão), "Ponte de espinho" (Ednardo) e a faixa-título "Flor da paisagem" de autoria de Robertinho do Recife e Fausto Nilo. Com esse trabalho começou a ser apontada como a revelação nordestina ou "a Gal Costa do Ceará"

Em 1978, pela mesma gravadora, lançou o disco "Frevo mulher", cuja faixa-título, de autoria de Zé Ramalho, despontou como o primeiro grande sucesso de sua carreira. Este LP, com o qual conquistou o "Disco de Ouro", incluiu outras composições de sucesso, como "Galope rasante" (Zé Ramalho) e "Dia branco" (Geraldo Azevedo e Rocha)Em1980, participou do Festival MPB 80, da Rede Globo, classificando em 2º lugar a música "Foi Deus quem fez você", de autoria de Luiz Ramalho. Devido ao sucesso desta música, vendeu mais de um milhão de cópias do compacto homônimo e foi a primeira música a alcançar o primeiro lugar entre as mais executadas tanto nas faixas de FM quanto de AM. Ainda neste mesmo ano, lançou o LP "Porta secreta", pela CBS. O disco trouxe dois grandes sucessos"Gemedeira" (Robertinho de Recife e Capinam) e "Foi Deus que fez você" (Luiz Ramalho)

Em 1982, gravou o disco "Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor", um dos maiores sucessos de vendas da cantora. A canção-título (composta por Zé Ramalho em versos de Octacílio Batista), foi tema do seriado "Lampião e Maria Bonita", da Rede Globo, e fez também um enorme sucesso em todo o Brasil, ao lado de "Periga ser" (Fausto Nilo - Robertinho de Recife) e "Amara quem eu já amei"(Libório - João do Vale)O disco ficou mais de 30 semanas entre os 50 LPs mais vendidos. 

Em 1983 gravou o disco "Romance da lua lua", com o sucesso "Romance da lua lua"(de Garcia Lorca - Flaviola). Em 1984, a cantora entrou em nova fase. Separada do marido Zé Ramalho, que produziu três dos seus primeiros cinco discos e compôs muitos de seus sucessos, ela entregou sua voz à produção de Mariozinho Rocha e ao acompanhamento instrumental do Roupa Nova, que imprimiu algo de pop em seu trabalho.Gravou o LP "Água, luz", que incluiu a canção "Tempo rei" (Gilberto Gil), com certo destaque. Lançou depois os LPs "Caminho do sol", de 1985, com "Vida boa" (Fausto Nilo - Armandinho), e "Amelinha", de 1987, com o sucesso "Mistérios do amor" (Tavinho Paes - Paulinho Lima - Serge Clemens). 

Em 1989, montou com sucesso o show "Saudades da Amélia", com repertório de compositores como Chico Buarque, Tom Jobim e Caetano Veloso e com o qual percorreu vários teatros do país. Após sete anos sem gravar, em 1994 lançou o CD "Só forró", em que gravou clássicos do gênero, como "Pisa na fulô" (João do Vale) e "A vida de viajante". 

Em 1998, lançou o disco "Amelinha", no qual interpretou "Espumas ao vento" (Acioly Neto). 

Em 1999, fez uma turnê pelo país com inéditas de seu novo disco, "Só com Você". Em seguida, viajou em turnê pelo país divulgando músicas de seu novo disco. 

Em 2001 lançou o disco "Vento, Forró e Folia". 

Em 2002 lançou, junto com Belchior e Ednardo, o disco "Pessoal do Ceará".No ano de 2003 apresentou-se em show na Lona Cultural Hermeto Paschoal, no Rio de Janeiro. 

Em 2011 Amelinha gravou pela gravadora Joia Moderna, especializada em cantoras, pertencente ao DJ Zé Pedro, o CD "Janelas do Brasil", e em 2013 lançou pela Lua Music o DVD e Cd "Janelas do Brasil Ao Vivo".


Amelinha no Clipe de "Frevo Mulher" em 1978:


Amelinha canta "Foi Deus Quem Fez Você" no teatro Fecap em 2013:


Fonte: www.cantorasdobrasil.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes