20/07/2014

Katia

Afinadíssima!



Hoje é dia do amigo, e pra comemorar uma data como essa eu não poderia deixar de homenagear uma grande cantora que em pouco tempo tornou-se uma amiga querida e admirada. Neste post tento descrever sua brilhante carreira, embora ainda me faltem palavras pra definir um talento de gênio que ela tem.

A maioria das pessoas conhecem Katia como a cantora que foi apresentada ao mundo por  Roberto Carlos e que fez sucesso estrondoso com algumas canções escritas por ele no final dos anos 70 e na década de 80, como "Qualquer Jeito", "Lembranças", entre outras... Mas Katia é muito mais que a afilhada artística do Rei e cantora símbolo de uma era, ela é uma artista completa, possuidora de uma obra extensa no cenário musical, grande compositora e cantora de voz doce e afinada, ouso dizer que é dela a voz mais afinada que eu já ouvi no Brasil. 

Costumo chama-la de "Karen Carpenter brasileira", ainda que ela ache graça, modesta que é, considero a comparação totalmente adequada. Katia é um gênio, uma autodidata. Foi criança prodígio, superando todas as expectativas num país tão limitado pra um deficiente visual crescer e se desenvolver. Aos 4 anos já descobriria na música o seu melhor dom, dedilhando os primeiros acordes no piano, em seguida no violão e finalmente surpreendendo com uma voz encantadora e seu dom para escrita. Ela não é somente símbolo de superação, é também de competência.

Aos 14 anos, Katia timidamente e a princípio sem intenção de lançar-se no mercado da música, mostrou suas composições a um velho amigo de seu pai, nada menos que Roberto Carlos, para simplesmente ouvir   uma opinião sobre suas canções. Katia nunca imaginou que Roberto a levaria para um teste na gravadora CBS, atual Sony Music e que seria aprovada, e tão logo gravaria seu primeiro compacto, o "Tão Só".

Com duas canções de autoria da jovem cantora, o compacto é lançado em 1978 e tem sucesso imediato, colocando os holofotes voltados a ela, sendo lançada no Fantástico com o clipe de sua música "Tão Só", surpreendendo o público. Roberto Carlos fez questão de pessoalmente apresenta-la ao Brasil, orgulhoso de ser ele o descobridor de tanto talento e acompanhando sua carreira desde então. No ano de 1979 Katia estreava seu disco "Lembranças", mesmo nome da canção que a lançou nas paradas de sucesso. A música foi um presente de seu padrinho e do parceiro Erasmo Carlos em seu aniversário de 17 anos. A interpretação impressionante de Katia e o arranjo de Eduardo Lages fazem da canção uma verdadeira obra prima, colocando-a merecidamente por 6 meses no primeiro lugar das paradas, ultrapassando a marca de mais de 1 milhão de cópias vendidas e eternizando Katia no cenário da MPB. Outros álbuns vieram e com eles outros sucessos. "Cedo pra Mim", também composta pela dupla Roberto e Erasmo coloca Katia mais uma vez nas paradas. Suas composições próprias também vão tomando espaço e ganhando fãs, "Até Quando" e "Ah Esse Amor" são duas delas... Katia inicia parcerias com outros compositores e têm algumas de suas canções como tema de novelas. Em 1987 grava "Qualquer Jeito" também de Roberto e Erasmo e mais uma vez arrebenta nas Radios e na TV mantendo-se novamente em primeiro lugar por meses. Katia nessa época era figura constante em programas de TV e a canção torna-se seu maior Hit.

Continuou gravando discos e compondo até 1994, tendo feito participações com seu padrinho em especiais da Rede Globo, tendo suas composições gravadas por outros artistas e ganhando espaço na Europa e América Latina, gravando inclusive um álbum na Espanha, o "Tan Sola" e permanecendo por 17 semanas na Bilboard Latina. Merecidamente conquistou discos de ouro, platina e diamante e prêmios importantes como Globo de Ouro, Sharp, Disco Mais Vendido, Cantora Revelação, A Voz Romântica do Brasil, entre outros...

Após 6 compactos e 9 álbuns de sucesso, em 1994 a artista da uma pausa no cenário musical pra se dedicar a uma causa nobre, distribuindo e dando suporte a deficientes visuais do programa DOSVOX, ausentando-se das gravadoras e da mídia por um período de 10 anos. O que lhe valeu além da recompensa pessoal, mais um prêmio, oferecido pela fundação Bradesco, pelos relevantes serviços prestados aos deficientes visuais do Brasil. Isso demostra que Katia além de talento, tem honra.

Em 2006 retorna ao mundo da música e lança mais dois discos, dessa vez coletâneas contendo algumas músicas inéditas. E desde então, segue com sua carreira, preparando mais um disco, compondo e fazendo shows pelo Brasil.

Abaixo disponibilizo o clipe de "Tão Só" do Fantástico de 78, minha canção favorita que considero uma Joia rara, injustamente esquecida pela mídia, mas obrigatória pra quem gosta de música de qualidade e quer conhecer o talento da nossa eterna  garota prodígio:



Revendo esse clipe, lamento pela qualidade da música popular na mídia brasileira ter caído tanto nos dias de hoje e que grandes nomes do passado têm sido erroneamente classificados em estilos que não possuem e jogados ao acaso em pacotes dos quais nem cabem. Triste Era da Cultura enlatada que estamos engolindo no momento. Obrigada Senhor pela invenção da internet!

Ouça Katia cantando outra canção de sua autoria, de 1982 "Até Quando":



Recomendo a todos o site oficial da cantora Katia: http://cantorakatia.webs.com com muitas outras informações, videos e discografia completa.

Gostou? Por favor, compartilhe. Espalhe a boa música que ainda possuímos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes